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Estrutura leve no automóvel - uma abordagem holística

A BENTELER Automotive não desenvolve apenas produtos de estrutura leve para as mais diversas aplicações na construção de automóveis, mas também em paralelo se envolve na expansão da tecnologia de desenvolvimento de processos, tecnologias de fabricação e materiais.

Carroceria de estrutura leve

A carcaça, que representa cerca de 40% do peso de um automóvel, é onde ficam claramente visíveis as novas exigências do mercado. Por isso há muitos anos estamos desenvolvendo, entre outras coisas, aços multifase de alta rigidez, formados a frio, e aços de boro formado a quente. As vantagens são a espessura reduzida da parede, bem como um número menor de componentes devido à ausência de chapas de reforço. Esses dois fatores reduzem bastante o peso sem prejudicar, ou até aumentando, a segurança em casos de colisão.

Em peças prensadas de alumínio para aplicações de carrocerias, materiais de alta resistência a base de alumínio vêm cada vez ganhando mais destaque. Para aumentar a conformabilidade, a BENTELER expandiu suas competências na área de deformação a quente, criando novos processos especiais. Assim podemos oferecer agora tudo aos nossos clientes: design protegido por FEM, otimizado para colisões, e estado de tratamento com a simulação de deformações até a produção em série.

Um outro grupo de materiais importantes para carrocerias de estrutura leve são os plásticos reforçados com fibras. A sua espessura reduzida em relação ao alumínio e ao aço possibilita um alto grau de economia no peso. Os plásticos reforçados com fibras são usados em combinação com estruturas metálicas, especialmente em áreas de colisão mais afetadas.

Chassis de estrutura leve

Na área dos sistemas de chassis, a BENTELER Automotive usa estratégias similares para atingir uma maior redução de peso. Assim, há anos fornecemos componentes de chassis com peso otimizado feitos de materiais de alta resistência. Para direções em fúrcula, suportes de eixo dianteiro e traseiro, usamos aços multifase ou HSLA de alta resistência micro ligados. Os perfis de torção para eixos de direção conectivos são fornecidos com peso otimizado com o uso de aços multifase ou aços temperados Mn-B. Eles são usados se forem definidas exigências altas para componentes com peso reduzido.

No desenvolvimento de eixos de veículos, além do plástico, a seleção do pré-fabricado é de especial importância. O espaço de construção reduzido, as altas exigências de rigidez e os tempos de desenvolvimentos cada vez mais curtos exigem soluções inteligentes, que apoiamos com nossas idéias. Pois também no veículo o futuro é do mix inteligente de materiais como alumínio, aço e plásticos reforçados com fibras. O desenvolvimento dos conceitos correspondentes e a implementação da combinação de materiais diferentes fazem parte de nossas principais competências.

Estruturas leves no motor e no escapamento

No desenvolvimento de componentes do motor, a motivação para novos produtos é menos a redução do peso em si do que a implementação direta de medidas de redução de consumo e emissões. A BENTELER Automotive é líder no desenvolvimento de módulos de invólucros de turbinas e coletores de escapamento feitos de chapa de aço para carregadores. Eles substituem as peças de ferro fundido convencionais, o que apenas no invólucro de turbina, reduz até 50% do peso de materiais de ligas fortes e em motores a diesel ou de ciclo Otto, gera enormes vantagens na redução de emissões.